Qual a importância de calcular o preço de venda?
Calcular o preço de venda do produto faz a diferença para o controle dos custos e o aumento da margem de lucro. Por isso, não deixe de ler este artigo para entender como funciona
Calcular o preço de venda é fundamental para que a empresa cresça de forma eficiente.
Pois, o objetivo do comércio é ter o maior lucro possível em suas vendas.
Sendo assim, a loja equilibra todas as suas contas e, por meio de suas vendas, paga as despesas e repõe o estoque. Além disso, capta o lucro a ser distribuído aos sócios.
Calcular o preço de venda é essencial para que os resultados do negócio ocorram positivamente.
O preço do produto deixa a loja mais competitiva em relação aos concorrentes e ainda deixa a gestão financeira mais fluida.
O controle financeiro permite que a empresa sobreviva mesmo quando as coisas não vão bem.
Confira, agora, a importância desta poderosa ferramenta!
Qual a importância de calcular o preço de venda?
A precificação é um elemento fundamental para manter o controle financeiro de qualquer negócio.
Existem métodos para calcular o preço de venda de produtos e outros para calcular o de serviços.
Calcular o preço de venda vai além de ter um valor igual ou menor que o concorrente. O mercado é apenas um parâmetro.
Mas, para isso, a empresa deve ter o conhecimento de todos os elementos que integram o preço de seu produto.
Não adianta a empresa ter um preço competitivo no mercado, mas esse valor não ser capaz de cobrir todas as despesas e nem o lucro desejado.
Quando isso acontece, a empresa estagna e corre o grande risco de não sobreviver no mercado.
O que observar na hora de calcular o preço de venda?
Na hora de calcular o preço de venda, a empresa deve considerar os seguintes fatores. Veja:
- levantar os valores de todos os custos e despesas e verificar qual o custo unitário de cada produto vendido;
- definir qual a margem de lucro desejada, ou seja, o ganho líquido com a venda. Alguns setores da economia possuem a margem maior que outros;
- é essencial entender e observar qual a prática do mercado de uma maneira geral. Conhecendo, assim, tudo o que influencia o preço;
- se o preço estiver muito acima do praticado no mercado, a empresa precisa se reestruturar e reduzir os custos para, assim, aumentar sua margem de ganho;
- o preço dos concorrentes não é decisivo, mas é um parâmetro. Assim como o engajamento dos clientes deve ser observado;
- os produtos, em geral, possuem fases, ciclos de vida. Esses ciclos passam pelo lançamento, pela fase da busca do cliente, pelo seu ápice nas prateleiras e pela decadência.
Nós, da Plaecon, somos especialistas em serviços contábeis para comércio e vamos te ajudar a precificar os preços de forma correta para você não ter prejuízos e controlar a saúde financeira do seu negócio
Calcular o preço de venda significa somar todas as despesas e custos. Além disso, considerar o ganho desejado pela loja, ou seja, o lucro.
Tudo isso, sem esquecer de observar o que o mercado está praticando.
Se esse preço não for capaz disso, o faturamento da empresa não vai dar conta de todas as obrigações e, assim, a empresa pode entrar num verdadeiro colapso.
Sabemos que esse processo pode gerar muitas dúvidas, mas não se preocupe, a Plaecon está aqui para ajudar você!
Nós temos mais de 45 anos de experiência no mercado e dispomos de profissionais altamente capacitados que estão à sua disposição para realizar a precificação correta dos seus produtos, além de um planejamento contábil de excelência para reduzir custos e aumentar os lucros do seu comércio.
Entre em contato conosco por um dos canais de atendimento disponíveis na nossa página e aproveite os benefícios de contar com a nossa assessoria.QUERO AJUDA PARA CALCULAR O PREÇO DE VENDA EM MINHA EMPRESA