Aporte de capital pelos sócios: entenda agora como funciona.
Ao iniciar as atividades toda a empresa deve dispor de capital, os recursos financeiros são essenciais para a abertura e funcionamento da empresa, sem contar os projetos como desenvolvimento e crescimento, esse recursos financeiro podem ser adquiridos através de aporte financeiro, entenda agora como funciona o aporte de capital pelos sócios.
O aporte de capital pode ser utilizado como estratégia e alternativa para a empresa conseguir tirar os projetos do papel e conseguir investir em um objetivo com maior segurança de capital.
Essa estratégia pode ser a maneira mais assertiva e segura para impulsionar a empresa em seu crescimento e desenvolvimento de metas e no cumprimento dos seus objetivos, sendo uma boa alternativa para empreendedor e investidor.
Sabemos que muitas vezes falta capital para investir e impulsionar um negócio no sentido dos seus planos, com o aporte de capital é possível ter uma auxilio no crescimento da empresa mesmo sem dinheiro livre em caixa.
Se você busca entender melhor o que é aporte de capital, como se aplica e como é o aporte de capital pelos sócios, esse artigo é exatamente para você, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Veja mais assunto sobre gestão empresarial, veja matéria abaixo.
- Plano de contingência empresarial: entenda como desenvolver o da sua empresa.
- O crédito da sua empresa foi negado? Conheça os principais motivos!
- Você sabe quando você, como sócio, deverá se responsabilizar pelos débitos da empresa?
O que é aporte de capital?
O aporte de capital é uma contribuição com o intuito de cumprir um determinado propósito, ou seja, o aporte de capital é uma contribuição recebida por uma empresa, essa contribuição é utilizada para a realização de um objetivo estipulado, como investimentos para o crescimento da mesma.
Sendo assim, o aporte de capital é uma contribuição para ampliar os investimentos que a empresa aplica sobre um objetivo, proporcionando o crescimento da mesma com o investimento.
Como funciona o aporte de capital pelos sócios de uma empresa?
Com os aportes de capital feito pelos sócios a sociedade constitui o seu capital social, o capital social de uma empresa inicialmente diz respeito a participação de cada um dos sócios por meio de aportes realizados, sejam eles, quantias em dinheiro, créditos, bens, etc.
Desse modo, o capital financeiro de uma sociedade é composto pelo capital social derivado de aportes feitos pelos sócios de modo permanente e visando a realização de tarefas que cumpram o objetivo da empresa.
As empresas podem precisar de novos recursos ao longo das suas atividades, esses recursos podem ser obtidos através de algumas maneiras, uma delas é a transferência do numerário dos sócios para a sociedade, dessa forma é aumentado o capital social da empresa.
Basicamente são duas as maneiras da empresa conseguir os recursos necessários, entenda:
- Capitalização:
Na capitalização, a sociedade – empresa – não tem a obrigação de restituir os sócios, desse modo, os lucros decorrentes dos investimentos feitos pelo sócio serão obtidos com o sucesso dos objetivos da empresa, ou seja, com os lucros obtidos pela sociedade através das atividades exercidas, desse modo os lucros auferido serão distribuídos entre os sócios de acordo com o que estabelece o contrato/estatuto social.
- Financiamento:
Com o financiamento a empresa passa a dever os recursos obtidos e terá a obrigação de restituir os valores obtidos com o aporte, além de possíveis acréscimos.
Conheça a Plaecon Contabilidade
Para entender melhor qual o melhor caminho para sua empresa e como utilizar o aporte de capital de forma efetiva e coerente com a situação e objetivo da empresa, conte com a Planecon contabilidade.
Saiba identificar os melhores cenários para investir em novos projetos e otimizar o crescimento da sua empresa.
FAÇA AGORA O APORTE DE CAPITAL NA SUA EMPRESA! CONTE COM A PLAECON