Planejamento tributário – Entenda como ele é realizado!

Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Já ouviu falar em planejamento tributário, mas não consegue entender muito bem como é possível se planejar em meio a tantas requisições e tributos?

Calma, todos nós nos assustamos com isso nos primeiros contatos. Acreditamos que até estudantes de contabilidade tenham dificuldades com isso quando se deparam com o tema pela primeira vez.

Mas ele não é tão complexo quanto parece. Muito pelo contrário, todo o propósito do planejamento tributário é justamente simplificar um processo que, por muitas vezes, é complexo.

Quer entender como essa proeza é possível? Então confira abaixo o nosso guia e você logo vai saber que não se trata de proeza alguma, apenas conhecimento e organização.

Planejamento tributário – o que é?

Por definição, planejamento tributário é a gestão dos pagamentos de tributos que um negócio precisa pagar, seja em nível operacional ou estratégico.

O principal benefício de quem adota estratégias de planejamento tributário é nunca ficar devendo ao Leão e correr risco de ser multado. Sabemos bem que a mordida que a Receita dá quando erramos com ela não é nada leve.

Mas isso é o básico. A real função do planejamento é o desenvolvimento de táticas para reduzir os valores a serem recolhidos legalmente. Além disso, sempre que possível, um contador especialista no planejamento tributário também buscará diversas formas de conseguir que a sua empresa receba isenções do fisco.

Em último caso, o contador responsável por planejar o pagamento de tributos também pode conseguir métodos para atrasar legalmente o pagamento de tributos.

Confira Nossos ServiÇos Min 1 - Contabilidade em Moema, São Paulo | Blog - Plaecon Assessoria Empresarial

Como é feito o planejamento tributário em empresas?

O primeiro passo na maioria dos processos contábeis é reunir informações relevantes para fazer cálculos e desenvolver as estratégias. No caso do planejamento tributário, o contador considera o regime tributário do seu negócio e recolhe praticamente todo tipo de informação financeira.

Receita bruta anual, fluxo de despesas, folhas de pagamento e margem de lucro são algumas das informações que o contador irá te solicitar.

Recolhidos todos os detalhes sobre o seu negócio, são analisados os impactos dos tributos em seu negócio. O quanto o Imposto de Renda, Contribuição Social, PIS, COFINS e outros impostos levam de você.

A partir daqui, começa a fase de planejamento real! O contador irá fazer diversas simulações, considerando diferentes regimes tributários e os impactos que podem ter em seu negócio, inclusive na precificação e lucro dos seus produtos ou serviços, entre outros.

Agora, o profissional especializado irá estabelecer planos para suavizar o impacto desses tributos, descobrir isenções e até mesmo como adiar o pagamento dos tributos sem que isso ocorra em ilegalidade ou corra o risco de ser multado.

Ou seja, você não precisa ficar queimando os neurônios tentando entender o que significa cada termo contábil ou tributo que está pagando. Claro, compreender o básico te dará as ferramentas necessárias para avaliar se o seu contador está sendo bem-sucedido no planejamento tributário do seu negócio.

Está precisando de um profissional especializado para lidar com esse projeto? Então, nos envie já uma mensagem para que a gente possa te ajudar!

Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Favicon - Plaecon Contabilidade em Moema - SP

Escrito por:

Plaecon Contabilidade

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed ac ullamcorper sem. Etiam vehicula, libero ut congue aliquam, nunc tortor lacinia velit, vitae bibendum augue nulla a libero. Curabitur sagittis ultricies orci, eu tempor mauris bibendum quis. Nulla facilisi. Donec eu nisi pellentesque velit euismod blandit malesuada et quam. Ut et mauris bibendum, sodales sem nec, viverra nisi.

Veja também

Posts relacionados