Garanta A Regularidade Da Sua Atividade Como Engenheiro, Por Meio Do CREA, E Tenha O Suporte Necessário Para Se Manter No Mercado!
Entenda como garantir o seu registro no CREA e descubra tudo o que esse órgão pode oferecer para o seu crescimento profissional!
Assim como em qualquer profissão, os engenheiros precisam de uma plena fiscalização de seus serviços, de maneira a garantir que o setor continue em constante evolução, por meio de boas práticas e inovações.
Dessa forma, cabe ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), garantir que esses profissionais tenham as melhores condições para seguirem no mercado, exercendo suas funções, que são de crucial importância para a sociedade como um todo.
Sendo assim, descubra, neste artigo, como você pode obter o seu registro no CREA – e descubra tudo o que esse órgão pode fazer para o seu crescimento profissional!
O que é o CREA?
Antes de entendermos o que é o CREA, é necessário entender o que é o CONFEA e quais são as suas responsabilidades.
Desse modo, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) surgiu em 1966, por meio de um decreto (nº 5194/66) instituído pelo presidente Castelo Branco, e é uma autarquia pública – ou seja, tem plena autonomia sobre a sua gestão – responsável pela fiscalização das atividades de engenharia, geografia, meteorologia, geologia e agronomia.
Portanto, cabe ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), exercer tal fiscalização a nível regional, sendo o representante do CONFEA no Estado presente.
Como realizar o registro no CREA?
Cada estado segue um método para a realização do registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – mas não precisa se preocupar, o processo costuma ser intuitivo e pode ser realizado online.
Contudo, é importante lembrar que você deve possuir uma formação técnica ou superior em engenharia para solicitar esse registro.
Sendo assim, vejamos como realizar o registro no CREA-SP:
Cadastro no Sistema
O primeiro passo para a realização do registro no CREA-SP é por meio do cadastro no sistema.
Para isso, acesse o site: http://www.creasp.org.br/registroonline e clique em “Acesse aqui para fazer seu registro”.
Após isso, você será direcionado para uma nova tela, onde irá realizar o cadastro no sistema CREAnet:
Assim, será redirecionado a uma nova página, onde deverá inserir os seus dados:
Pagamento da Anuidade
Feito esse registro, está tudo pronto! Agora, basta apenas você realizar o pagamento da taxa anual ao órgão de fiscalização e já estará apto a emitir todas as suas certificações como engenheiro, além de ter acesso a todos os serviços do CREA.
O pagamento da anuidade pode ser parcelado – contudo, é preciso analisar quais as diretrizes da sua região.
Para saber mais informações sobre a anuidade do CREA-SP, acesse: http://www.creasp.org.br/anuidade2020.
Se quiser entender o processo de cadastramento, mais detalhadamente, assista o vídeo abaixo:
O que o CREA agrega para o seu crescimento?
Bom, além da garantia de serviços prestados por um profissional plenamente habilitado, o registro no CREA possibilita que você assine projetos com uma certificação validada pelo órgão.
Fora isso, por se tratar de uma atividade com impacto direto na sociedade, os profissionais precisam ter a anotação da responsabilidade técnica (ART) sobre os seus serviços.
Desse modo, por meio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, isso se torna possível.
Contudo, caso queira saber mais sobre o registro e ter auxílio tanto na execução do mesmo, quanto na abertura do seu negócio como engenheiro – pagando o mínimo de impostos – entre em contato conosco, da Plaecon Contabilidade para Engenheiros!
Acesse esta página agora mesmo e descubra como nós iremos te ajudar: Contabilidade para Engenheiros.