Descubra agora mesmo tudo sobre a emissão de nota fiscal do seu empreendimento
Fazer a emissão de nota fiscal nunca foi tão fácil como agora. Confira a seguir!
O empresário tem diversas demandas a que precisa ficar atento dentro da sua empresa, algumas nem sempre são tarefas tão simples. Requerem tempo, atenção e conhecimento prévio sobre o assunto, a exemplo da nota fiscal.
Muitos empreendedores têm diversas dúvidas de como podem fazer a emissão correta de notas fiscais do seu negócio; até mesmo os mais experientes e que estão há mais tempo dentro do mercado sofrem com a falta de certeza.
Não é para menos, pois a nota fiscal é um processo importante e, quando feito de maneira incorreta, pode acarretar alguns danos, como o pagamentos de impostos a mais ou a menos, fazendo que o dono da organização saia com prejuízos.
Para você que quer entender de vez a importância dessa tarefa e o que fazer, é simples, continue a leitura do artigo que preparamos para você e saiba como pode fazer a emissão de nota fiscal de maneira correta e simplificada.
Boa leitura!
Entenda para que serve a nota fiscal
Muitos gestores de negócios se perguntam:
- É realmente necessário fazer a emissão da nota fiscal?
E nós respondemos, sim, é necessário. Você vai entender o porquê, acompanhe!
A nota fiscal é basicamente um documento que tem a finalidade de fazer o registro de uma transferência de propriedade, ou seja, é o documento que faz a comprovação que houve uma compra e uma venda de mercadorias ou de serviços, podendo ser também uma transferência de bens, devoluções de mercadorias, dentre outros.
Ela é responsável por criar um histórico que poderá ser consultado pelo fisco, pela empresa e também pelo cliente, tendo como função proteger e garantir os direitos e os deveres de ambas as partes (comprador e vendedor). Dessa forma, serve também para o pagamento dos tributos, e não fazer o uso da nota fiscal é considerado sonegação fiscal.
Mas, afinal, como posso realizar a emissão de nota fiscal?
Bem, é algo que demanda um pouco de esforço e muita atenção. Na maioria das vezes, é bem burocrático e, como disse anteriormente, por mais que você seja um empresário que tenha uma vasta experiência, ainda terá dificuldades na realização.
Hoje em dia, a emissão de nota fiscal é eletrônica, mas requer vários dados e processos. Vejamos a seguir.
Para realizar esse processo, você terá que fazer o cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ), assim como também o cadastro na prefeitura do seu município, dependendo do segmento que você atue, seja indústria, prestação de serviços ou comércio. O processo normalmente pode ser feito de forma online, com o envio de algumas documentações, mas lembrando que, dependendo de onde você more, a legislação pode variar.
Além disso, que citamos acima, você ainda terá que ter o certificado digital, o qual irá garantir que, de fato, é a sua empresa quem está emitindo a nota fiscal em questão.
É uma vasta lista, mas calma, não se desespere e não tenha dor de cabeça antecipadamente, pois eu quero oferecer a melhor maneira para você realizar esse processo. Basta acompanhar a seguir.
Ajuda na emissão de nota fiscal? A Plaecon é a solução para você!
Só em pensar no trabalho que dá emitir nota fiscal já ficamos cansados, não é mesmo?
Mas você não precisa fazer esse processo trabalhoso sozinho, até porque é algo que vai demandar muito do seu tempo, e nós entendemos como o tempo de um empresário é valioso e que o que seria gasto nessa atividade poderia ser usado em outras demandas, como o planejamento de estratégias mais eficientes para o seu negócio.
E pensando em você que a nossa empresa existe e oferece uma contabilidade especializada para te ajudar na emissão de nota fiscal do seu negócio, de forma correta e tudo conforme a lei.
E para que você conheça mais o que oferecemos e os benefícios de contar com os nossos, pode entrar em contato agora mesmo conosco, basta clicar no botão abaixo e garantir a melhor contabilidade para o seu negócio.
Serviços Fiscais em Moema – SP | Plaecon Assessoria Empresarial