Realize a Emissão de Nota Fiscal Eletrônica como MEI de São Paulo sem confusão!
Se você atua como Microempresário Individual do estado de São Paulo e precisa realizar a emissão de Nota Fiscal (NFe), então confira este nosso guia prático!
Se você finalmente está faturando e precisa realizar a emissão de Nota Fiscal para algum cliente, nós iremos te ajudar com isso, de maneira prática, confira!
Quando você deve realizar a Emissão de Nota Fiscal?
A emissão de nota fiscal eletrônica (NFe) é devida sempre que o prestador de serviços ou vendedor realize uma atividade ou venda sua mercadoria à outra empresa – ou seja, uma relação B2B.
Nos casos de prestação de serviços ou venda de produtos para pessoas físicas, a emissão da nota fiscal para MEI é opcional.
O processo, passo a passo, para realizar a emissão de Nota Fiscal em São Paulo
Solicitação da Senha Web
Primeiramente, você deve estar regularizado como Microempreendedor Individual – para isso, você pode acessar o site Portal do Empreendedor e se formalizar.
Após a sua formalização, você terá um documento chamado “CCMEI” – que é o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual – que deverá ser usado, junto aos seus demais documentos pessoais, como:
- RG;
- CPF; e
- Comprovante de Residência.
E documentos da empresa, como:
- Inscrição Estadual; e
- Requerimento de Habilitação.
Para que você garanta a sua senha web para acessar o sistema de emissão de NFe.
O processo para o cadastro da senha é simples, basta pegar todos os documentos citados e ir à Subprefeitura do seu bairro.
Contudo, se você ainda não realizou o desbloqueio da sua senha web, no estado de São Paulo, terá que esperar mais um pouco, pelo menos até que a quarentena passe.
Sendo à Prefeitura de São Paulo:
“Os serviços de validação de inscrição para pessoas físicas (CCM) e o desbloqueio de Senha Web para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI) estão suspensos.”
Cadastro no Sistema
Com a senha web em mãos, você deverá realizar o cadastro das suas informações, no site Nota Milhão – o acesso é a senha cadastrada e o seu CNPJ.
Na área principal você informará os seus dados e declarará suas atividades prestadas. Após isso, já poderá realizar a emissão das suas notas fiscais.
Emissão da NFe
Na aba “Emitir Nota Fiscal”, você irá colocar o CNPJ do seu cliente e continuar.
Na tela seguinte, informe a atividade prestada, a descrição do serviço ou dos materiais – nesse campo você coloca, também, as condições de pagamento – e o valor total da nota.
Assim, você será redirecionado a uma tela onde poderá imprimir e enviar a Nota Fiscal para o e-mail do seu cliente.
Quanto de impostos pago sobre a Nota Fiscal?
Para prestadores de serviços e comerciantes que exercem suas atividades no mesmo estado, todos os impostos já são recolhidos na sua DAS (Documento Único de Arrecadação do Simples Nacional), assim não terá que pagar nada sobre a NFe.
Contudo, para os casos onde a operação é interestadual, pode haver o caso da incidência de ICMS entre os estados, o que terá que ser recolhido sobre a operação.
Mesmo não sendo obrigatório, um contador pode te ajudar?
Em relação a essas questões – e muitas outras – embora não seja obrigatório, um contador pode te auxiliar de maneira legal, efetiva e lucrativa.
Dessa forma, você mantém o controle sobre o seu faturamento anual e ainda toma conta dos seus custos com máxima precisão.
Para saber mais, entre em contato com um de nossos contadores especialistas em contabilidade para MEI!
Acesse esta página agora mesmo e descubra tudo o que podemos fazer por você: Contabilidade para MEI e PJ.