Saiba tudo sobre Lucro Presumido e se vale a pena para sua clínica
Lucro presumido é um dos três regimes tributários brasileiros e nele, os impostos são cobrados a partir de um lucro estimado
O fato é que empresários brasileiros gastam cerca de 2 mil horas no ano com impostos e compromissos tributários, para reduzir esse tempo, é importante conhecer todos os detalhes do sistema tributário brasileiro.
Lidar com impostos é uma das milhares de obrigações dos empreendedores e quando falamos da área da saúde, sabemos que estamos lidando com diversos desafios ainda maiores.
O mais comum é que as empresas optem pelo Simples Nacional, por ser mais comum, muitos gestores não sabem muito sobre o Lucro Presumido, pensando nisso, preparamos tudo o que precisa saber sobre ele e é claro, se vale ou não a pena para a sua clínica.
Lucro Presumido, o que é e como funciona
Lucro Presumido é um dos 3 principais regimes tributários do Brasil, sua característica básica é que ele permite uma apuracão simplificada de dois impostos, o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Para funcionar corretamente, a Receita Federal estabelece que uma determinada parcela de seu faturamento é seu lucro, com esse valor, considerado lucro presumido, a Receita calcula esses dois impostos a pagar.
Nesses casos, a clínica não é obrigada a comprovar se houve ou não lucro nesse período e nem maior ou menor do que o presumido, o que diferencia esse regime tributário do lucro real.
Os únicos requisitos para fazer parte desse regime tributário é que a empresa tenha um faturamento menor a R$78 milhões anuais, além de não poder ser de alguns ramos do mercado, mas clinicas como a sua, podem, sim, utilizar esse regime.
Caso queira entender melhor como lucro presumido funciona, veja estas postagens:
- Lucro Presumido: Como Funciona Para Médicos?
- Empresário, Conheça Obrigações Do Lucro Presumido E Organize Seus Processos Para Atendê-Las
- Recuperação De Créditos Tributários É Possível Ao Se Pagar Indevidamente Tributos?
Desvantagem do Lucro Presumido
A grande questão desse regime tributário é que não passa de uma suposição, se você, por exemplo, tiver investido em algo muito grande na sua clínica e ainda assim tiver faturado muito, o regime só ira ver o que recebeu.
Portanto, essa não é uma maneira tão simples de se fazer sem uma assessoria contábil completa.
Vale a pena optar por esse Regime Tributário
Devido as suas características únicas, o Lucro Presumido tem uma série de vantagens e desvantagens. É pesar os prós e contras para entender se vale a pena ou não para a sua clínica.
O seu grande lado positivo é que permite um trabalho mais simplificado para gerenciar tributos e não é necessário guardar e consultar milhares de documentos para sua comprovação.
Além disso, as alíquotas para PIS e COFINS são menores e é possível economizar nesses termos.
Quando falamos do lado ruim, incluímos um pagamento alto de INSS sobre a folha de pagamento, não abatimento nos créditos de PIS e COFINS e em cenários onde o lucro é menor que a margem pressuposta.
Mas a definição se é bom ou não fica por conta de você, como gestor para sua clínica!
Conheça aqui a Assessoria Contábil para médicos
Que se trata do serviço contábil relacionado à palavra-chave do nosso cliente.
Como abrir uma clínica de Lucro Presumido
Se você deseja que a sua clínica faca parte desse regime tributário, entenda que e1 preciso do auxílio de uma contabilidade especialista no assunto para que você não pague mais impostos do que precisa.
Para abrir essa empresa, você pode contar com o serviço de abertura de clínicas médicas da Plaecon!
Entre em contato conosco que iremos te passar todas as informações necessárias, você só precisa clicar o link abaixo, informar os seus dados, clicar em “Enviar” e, em poucas horas, um de nossos especialistas entrará em contato!
Ou, caso prefira, clique no ícone do WhatsApp, no canto da tela, e fale com nossa equipe agora mesmo!
Lucro presumido, vale a pena para clínica médica?