Entenda o que é e como funciona a guia DAS.
A guia DAS é uma forma simplificada de arrecadação do Simples Nacional, facilitando o processo a fim de que os empreendedores possam manter suas contribuições em dia. Leia nosso artigo para saber mais.
DAS significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional; esse documento tem como intuito unificar o recolhimento de impostos e passar para as contas do estado, do município e da União.
É uma guia de recolhimento que abrange todos os impostos municipais, estaduais e federais.
Esses impostos devem ser pagos por MEI (microempreendedores), por ME (microempresas) e por EPP (empresas de pequeno porte).
O pagamento do DAS garante que as empresas estejam dentro do regulamento e livres de problemas fiscais. Quer saber mais sobre? Então continue conosco!
Entenda melhor o DAS
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional é uma guia que unifica todos os impostos pagos por empreendedores que fazem parte do sistema tributário Simples Nacional.
Esse regime foi originado principalmente para empresas de micro a pequeno porte. O objetivo geral é oferecer menores alíquotas com valores fixos ou baseados no faturamento da empresa.
Sendo assim, o DAS ajuda quem é microempreendedor individual, microempresas e empresas de pequeno porte e esse é o único guia que o MEI é obrigado a pagar.
Vários impostos fazem parte do documento de Arrecadação do Simples Comércio, são eles:
- Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ;
- Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI;
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins;
- Programa de Integração Social – PIS;
- Contribuição Patronal Previdenciária – CPP;
- Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS;
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza- ISS.
Muitos microempreendedores se perguntam por qual motivo precisam pagar o DAS; é simples: para manter sua empresa em dia. Caso não seja pago, pode haver o cancelamento do CNPJ.
Os valores do documento são ajustados todos os anos, juntamente com o salário mínimo, que vai variar de acordo com a atividade comercial exercida.
O cálculo reflete sobre as notas fiscais que são emitidas no mês, isto é, sobre o faturamento da empresa.
Nesse caso, se a empresa não possui nenhuma movimentação em um dado mês, não é necessário que se emita o DAS, pois não há impostos a serem pagos.
Para o pagamento, também há a necessidade de saber em qual faixa, dentro do Simples Nacional, a empresa faz parte, pois, de acordo com cada atividade, a alíquota é diferente.
Plaecon: prestamos uma assessoria contábil e fiscal com qualidade e com segurança para micro e pequenas empresas
Fazer a emissão do DAS garante que sua empresa permaneça regularizada junto ao governo e que evite problemas. A emissão é simples e deve ser feita através do sistema do PGMEI.
Além disso, através desse documento, são garantidos tributos e alíquotas mais baixas, o que ajuda a sua empresa.
Os microempreendedores possuem a vantagem de pagar um valor fixo mensal e de fazer a emissão de maneira rápida.
Os cálculos podem parecer complexos para muitos, mas, com a ajuda de um contador, tudo pode ser facilmente resolvido. Então entre em contato com um dos especialistas da Plaecon e tire todas as suas dúvidas.
Acesse o nosso site e saiba como os nossos serviços podem ajudar o seu negócio. A facilidade e a segurança para a gestão da sua empresa estão a um clique de distância!
Contratar um contador para realizar os cálculos das minha Guia DAS!