Saiba como funciona a tabela Simples Nacional para engenheiros e otimize a sua gestão tributária
Conheça a tabela Simples Nacional para engenheiros e otimize o cálculo de tributos!
O Simples Nacional consiste em um regime tributário que tem ajudado muitas empresas a reduzirem sua carga tributária e simplificar a maneira como lidam com a burocracia.
Todavia, é importante trazer que existem vários detalhes aos quais é preciso se atentar para que se esteja em dia com ele e evite que sua empresa seja excluída desse enquadramento.
No artigo que preparamos, você conhecerá alguns desses detalhes e a tabela do Simples Nacional para engenheiros.
Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!
O que é o Simples Nacional e quem pode aderir?
O Simples Nacional consiste em um regime tributário que foi criado para reduzir a carga tributária com a qual microempresas e empresas de pequeno porte precisam lidar.
Nesse sentido, um dos critérios para que se possa apurar por meio dele é ter um faturamento de até R$ 4,8 milhões.
Ele é regulado pela Lei 123/2006, a qual traz também que empresas que possuam pessoa jurídica em seu quadro societário ou que estejam em débito com tributos e junto à Previdência Social não poderão aderir a ele.
Dito isso, conheça alguns artigos os quais vão ajudar sua gestão a ser mais eficiente:
- Previsão de vendas: saiba por que é importante que ela exista em seu comércio
- 5 dicas de ouro para fazer uma prospecção de clientes efetiva
- Livro caixa: 4 dicas para alcançar o sucesso do seu controle financeiro.
Quais as vantagens de optar por ele?
Antes de a gente falar sobre a tabela Simples Nacional, é importante que a gente traga alguns dos benefícios que você, engenheiro, poderá ter ao optar por ele.
Inicialmente, é necessário entender que ele disponibiliza alíquotas de impostos diferenciadas, como o propósito de reduzir o valor que empresas precisam pagar em impostos.
Ainda, é possível recolher oito diferentes tributos em uma única guia, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
O número de declarações que empresas optantes pelo Simples Nacional precisam entregar também costuma ser reduzido, se comparado a de outros enquadramentos.
Quais as tabelas usadas para engenheiros e por que contar com ajuda especializada?
O percentual que uma empresa deverá utilizar para recolher seus tributos dependerá do faturamento acumulado nos últimos 12 meses, e a tabela do Simples Nacional varia de acordo com a atividade desenvolvida.
Geralmente, são usados os Anexos III e IV, todavia é importante ter ajuda especializada, pois isso ajudará, inclusive, a entender se, de fato, o Simples Nacional é a melhor alternativa para sua empresa de engenharia, tendo em vista que, sim, existem situações nas quais é preferível apurar pelo Lucro Real ou Presumido.
No link abaixo, você saberá quem pode ajudar nessa tarefa:
Contabilidade especializada em engenheiros
Plaecon: suporte focado nas necessidades do seu negócio
Como a gente pôde perceber, o Simples Nacional é um regime que costuma ajudar muitas empresas a economizarem, sendo que, geralmente, os engenheiros usam como tabela Simples Nacional os Anexos III e IV.
Entretanto, para que a apuração seja da forma correta e entender se, de fato, o Simples Nacional é a melhor alternativa para sua empresa, é fundamental contar com apoio especializado, e nós, da Plaecon, vamos ajudar você nessa tarefa.
Clique no botão abaixo, converse com a gente e entenda como!
Preciso ter economia tributária em meu escritório de engenharia