Entenda como funciona a tributação para engenheiro autônomo
Neste artigo, abordaremos algumas das principais questões relacionadas ao profissional autônomo junto ao sistema tributário
O momento em que buscamos por oportunidades é repleto de circunstâncias e de dúvidas. Afinal, não sabemos ao certo qual caminho iremos percorrer…
Devido a isso, muitas pessoas optam por realizar trabalhos de forma autônoma.
Mas, ainda assim, caso escolha por esse modelo, não está livre de algumas questões legais…
O trabalhador autônomo tem total liberdade para executar suas atividades de forma independente, isso é fato, pois, ao se registrar nessa modalidade, garante independência financeira e profissional.
Até mesmo engenheiros conseguem ser autônomos, por exemplo.
Sendo assim, criamos este guia para tirar as suas dúvidas e para fazer com que entenda como funciona a tributação para engenheiro autônomo.
Portanto, para explicar mais sobre esse assunto, esperamos que tenha uma boa leitura e que continue conosco até o final!
Como funciona a tributação para engenheiro autônomo
A possibilidade de você prestar serviços a terceiros, sem depender de empresas, pode ser uma vantagem.
Afinal, você não precisa necessariamente de um escritório…
Você pode trabalhar de casa, em home office e visitar seu cliente e a obra sempre que necessário – combinando antecipadamente.
O engenheiro que atende como profissional liberal não está livre do pagamento de tributos e, com a orientação correta, é possível evitar muitas dores de cabeça.
Como engenheiro autônomo, você deverá ter um livro-caixa, onde contenha todas as informações relacionadas às suas despesas durante a prestação de serviço.
Você deve ainda recolher o imposto por meio de um carnê-leão, disponibilizado no site da Receita Federal do Brasil – para fazer o envio da declaração.
Porém, poucos têm o entendimento necessário sobre a tributação para engenheiro autônomo e acabam obtendo problemas…
Falta de conhecimento sobre as questões tributárias
Vários profissionais não recolhem nenhuma tributação, nem mesmo INSS, durante todo o ano; esse comportamento do contribuinte acaba onerando e promovendo problemas futuros.
Muitos, também, costumam se confundir no momento de pagar os seus impostos como autônomo – devido à falta de conhecimento.
Afinal, a tributação paga pelo autônomo possui algumas semelhanças com a do profissional liberal com vínculo trabalhista, como, por exemplo:
- Imposto de Renda;
- INSS;
- ISS.
No entanto, é exatamente por conta de algumas semelhanças que muitos profissionais autônomos cometem erros durante o pagamento de seus impostos…
Sendo assim, muitos engenheiros autônomos procuram por suporte especializado para que cuidem corretamente da contabilidade.
Contabilidade para engenheiros
A fim de evitar maiores problemas, conte com o suporte de especialistas.
Deixe a Plaecon Contabilidade ser sua parceira!
A Plaecon está há mais de 50 anos no mercado, contém total expertise na prestação de serviços na área fiscal, pessoal, contábil, tributária e legal…
Além disso, possui uma equipe altamente qualificada, que conta com a melhor tecnologia digital, além de sistemas e de métodos específicos assegurando tranquilidade aos nossos clientes – fornecendo um atendimento adequado e diferenciado para você.
Logo, não perca tempo!
Conte com a Plaecon!
Para entrar em contato basta preencher o formulário e, em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.
Caso prefira, pode nos contatar das seguintes maneiras:
- Através de nosso WhatsApp, clicando no ícone localizado no canto inferior direito da tela;
- Via chat de atendimento, localizado no canto inferior esquerdo da tela.
QUERO ESCOLHER A MELHOR TRIBUTAÇÃO NA ENGENHARIA