Capital de giro líquido: tudo o que você precisa saber!

Tudo o que você precisa saber sobre o capital de giro líquido

Tire todas as suas dúvidas sobre o capital de giro líquido no artigo que preparamos para você!

Você sabe o que, de fato, é o capital de giro líquido? Sabe como calculá-lo e qual a sua importância para a sua empresa?

Caso as respostas para essas perguntas sejam negativas, você está no lugar certo!

Isso porque, no artigo de hoje, nós, da Plaecon Contabilidade, vamos trazer as respostas para essas e outras questões sobre o capital de giro líquido.

Acompanhe!

E se você gostou do tema de hoje, veja também estes artigos que separamos para você:

O que é o capital de giro líquido?

O capital de giro líquido pode ser entendido como os recursos financeiros que uma empresa possui para cobrir todas as suas despesas e cumprir todas as suas obrigações, como salário dos funcionários, aluguel do estabelecimento, contas para manutenção do negócio, compra de insumos… Ou seja, trata-se do valor necessário para manter a empresa funcionando.

Ele pode ser entendido como um importante indicador financeiro, tendo em vista que pode medir a liquidez operacional do negócio, a sua saúde financeira, a capacidade de a empresa administrar os seus recursos financeiros etc.

Sendo assim, ele representa uma parte de extrema importância para qualquer negócio. Mas você sabe como calcular o capital de giro líquido? É sobre isso que vamos tratar a seguir. Acompanhe!

Como calcular o capital de giro líquido?

Antes de explicar como é possível calcular o capital de giro líquido, é importante esclarecer alguns conceitos importantes. São eles:

  • Ativo circulante: pode ser entendido como o total de recursos financeiros que a empresa possui disponível para utilização, os bens e os direitos que podem ser transformados em dinheiro;
  • Passivo circulante: trata-se do total de custos que a empresa precisa quitar, tanto os custos fixos quanto os variáveis.
    • Custos fixos: são os gastos que continuam os mesmos independente da quantidade de produtos vendidos ou de serviços prestados, como o aluguel, e as contas básicas, como água, luz e internet;
    • Custos variáveis: são os gastos que variam a depender da quantidade de produtos vendidos ou serviços prestados, como os insumos necessários.

 Esclarecidos esses conceitos, vamos ao cálculo do capital de giro líquido:

 Capital de giro = ativo circulante – passivo circulante.

 Conforme a fórmula acima, temos que o capital de giro líquido é o resultado da subtração entre os ativos circulantes e os passivos circulantes.

Vale lembrar que todos esses dados podem ser encontrados no balanço patrimonial.

Qual a importância do capital de giro líquido para a sua empresa?

Você já sabe que o capital de giro líquido é de extrema importância para o bom funcionamento da sua empresa, mas listamos alguns dos principais benefícios de manter um bom capital de giro. São eles:

  • Manter o controle financeiro;
  • Manter as finanças organizadas, equilibradas e transparentes;
  • Maior chance de conseguir investidores;
  • Consiga honrar com suas obrigações junto à folha de pagamento, aos fornecedores, entre outros;
  • Reduzir o risco de endividamento;
  • Reduzir o risco de falência e encerramento da empresa.

Deseja manter um bom capital de giro líquido? Conte com a Plaecon!

Por fim, é importante que você saiba que, para manter um bom capital de giro líquido, é importante tomar uma série de ações em sua empresa, como:

  • Negociar com clientes e fornecedores;
  • Reduzir e cortar custos desnecessários;
  • Reduzir o prazo para recebimento de pagamentos dos clientes;
  • Evitar deixar dinheiro parado no banco;
  • Ter um planejamento financeiro efetivo etc.

Todas essas e outras ações devem ser tomadas com o suporte de especialistas contábeis para que todo o processo ocorra de forma correta. Afinal, nada melhor do que contar com especialistas para cuidar das questões contábeis da sua empresa, não é mesmo? 

Sendo assim, não hesite em contar com os nossos serviços de excelência!

Nós, da Plaecon Contabilidade, estamos no mercado há mais de 30 anos prestando serviços de excelência para que cada um dos nossos clientes mantenha as suas finanças organizadas, equilibradas e transparentes.

Então, não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo para conhecer, de perto, cada um dos nossos serviços e como eles podem ajudar a sua empresa.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Plaecon Contabilidade.

Procuramos levar ao máximo tranquilidade aos nossos clientes, fornecendo um atendimento diferenciado e adequado para cada segmento de sua empresa. Temos total expertise na prestação de serviços nas áreas:

  • Fiscal;
  • Pessoal;
  • Contábil;
  • Tributária;
  • Legal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar qualquer uma de nossas ferramentas de chat, elas ficam localizadas nos cantos inferiores do site.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Capital de giro líquido: tudo o que você precisa saber!
Article Name
Capital de giro líquido: tudo o que você precisa saber!
Description
Tudo o que você precisa saber sobre o capital de giro líquido. Leia o nosso artigo e confira mais informações sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Plaecon
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você
Confira as atividades que dependem do fator R para a…
Cresta Posts Box by CP