Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fisco – Entenda o que é e como isso pode implicar no planejamento tributário de sua empresa

Não é tão simples cumprir todas as obrigações fiscais às quais uma empresa está submetida.

Sobretudo no Brasil, onde a legislação tributária é minuciosa, burocrática e custosa.

Você, enquanto empresário, já deve ter ouvido falar no Fisco, certo? Ele é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento desta legislação tributária.

Não sabe o que é o Fisco e qual seu papel na legislação tributária? Fique conosco e desvende alguns pormenores deste tema!

Boa leitura!

O que é o Fisco?

É bem comum que os empreendedores e empresários relacionem o Fisco às informações federais. No entanto, a autoridade fazendária também possui atuação a nível estadual e municipal.

O Fisco Federal é responsável por recolher e fiscalizar todos os impostos a nível de federação, cujo representante é o Imposto de Renda (IR).

Já o Fisco Estadual refere-se ao recolhimento e fiscalização de impostos no estado em que a empresa está situada. Como exemplo de imposto estadual temos o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias, cuja alíquota é definida exclusivamente por cada estado.

Por fim, há o Fisco Municipal, que atua na esfera municipal. Nesta modalidade, são fiscalizados e recolhidos os tributos referentes a cidade onde a empresa está registrada. Neste caso, o principal imposto é o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Confira Nossos ServiÇos Min 1 - Contabilidade em Moema, São Paulo | Blog - Plaecon Assessoria Empresarial

Fisco x Planejamento Tributário

Um caminho positivo para manter sua empresa regularizada junto ao Fisco e seus tributos é a elaboração prévio de um bom planejamento tributário. Este planejamento possui como principal intuito a análise e escolha do melhor regime tributário para a sua empresa.

Existem três modalidades de regime tributário: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Suas características diferem-se entre si, direcionando-os para empresas com faturamentos e exigências diversas.

Torna-se simples entender a relação entre o Fisco e o Planejamento Tributário. Quando a empresa avalia previamente o regime tributário mais indicado para suas atividades, reduzem-se as chances de recolhimento excessivo de tributos ou, ainda, o recolhimento incorreto. Logo, a empresa mantém suas obrigações em dia e, consequentemente, passa ilesa pelo fiscalização do Fisco.

Mas e se a empresa reluta em elaborar um planejamento tributário? Aí o cenário se torna negativo. 

Empresas que não possuem uma gestão tributária ativa tendem a recolher impostos desnecessários, pagam multas e juros devido a atrasos no recolhimento, mantêm os tributos elevados – sem chance de redução e, ainda, sentem dificuldades em retardar o recolhimento de determinados impostos.

Gerencie seus impostos com responsabilidade

Existem duas boas alternativas para garantir as suas obrigações junto ao Fisco: contar com o suporte contábil de um escritório especializado e utilizar bons sistemas de gestão.

Ao receber suporte de uma contabilidade, a sua empresa é acompanhada de perto por profissionais com expertise em recolhimento de tributos. Assim, distanciam-se as chances de qualquer inconsistência junto ao Fisco.

Já quando a empresa utiliza um sistema focado na gestão tributária, como um software ERP, por exemplo, os cálculos são automatizados, reduzindo as chances de erros no levantamento e cálculo dos tributos.

Se você deseja manter-se em dia com o Fisco, seja ele municipal, estadual ou federal, considere elaborar um bom planejamento tributário, além de contratar um escritório contábil para lhe auxiliar.

Gostou do artigo? Se continuou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário! Teremos o maior prazer em lhe responder. Se preferir, entre em contato!

Até breve!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Plaecon Contabilidade.

Procuramos levar ao máximo tranquilidade aos nossos clientes, fornecendo um atendimento diferenciado e adequado para cada segmento de sua empresa. Temos total expertise na prestação de serviços nas áreas:

  • Fiscal;
  • Pessoal;
  • Contábil;
  • Tributária;
  • Legal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar qualquer uma de nossas ferramentas de chat, elas ficam localizadas nos cantos inferiores do site.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Fisco - O que é e como isso pode implicar no planejamento tributário?
Article Name
Fisco - O que é e como isso pode implicar no planejamento tributário?
Description
Não é tão simples cumprir todas as obrigações fiscais às quais uma empresa está submetida. Sobretudo no Brasil, onde a legislação tributária é minuciosa, burocrática e custosa. Você, enquanto empresário, já deve ter ouvido falar no Fisco, certo? Ele é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento desta legislação tributária. Não sabe o que é o Fisco e qual seu papel na legislação tributária? Fique conosco e desvende alguns pormenores deste tema!
Author
Publisher Name
Plaecon
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você
Contabilidade, na maioria das vezes, não é um assunto tão…
Cresta Posts Box by CP