Pejotização não é crime: entenda como ela funciona!

Tudo o que você precisa saber sobre a pejotização

A pejotização não é um crime! Esclareça suas dúvidas sobre essa relação de trabalho

Com o passar do tempo, as relações de trabalho estão passando por transformações e flexibilizações na tentativa de trazer maior oportunidades de contratações, a fim de ampliar as oportunidades de emprego.

Essas mudanças fizeram surgir a criação de novas formas de contratação, como os contratos PJ, mais conhecidos como o caso de pejotização.

Entretanto, muito se questiona sobre a legalidade dessa forma de contratação. Já podemos adiantar que não. A pejotização não é crime!

E no artigo de hoje, você entenderá tudo o que precisa sobre o assunto. Confira!

Leia também:

Afinal, o que é a pejotização?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que a pejotização não configura vínculo empregatício. Ou seja, não apresenta os critérios de subordinação, pessoalidade, não eventualidade e onerosidade por uma pessoa física.

Desse modo, não é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), portanto não há garantia dos direitos trabalhistas.

Entretanto, a pejotização ainda é uma forma de contratação de trabalho, contudo a pessoa é contratada como pessoa jurídica, portadora de CNPJ e que exerce suas atividades como MEI. Desse modo, não se trata de um funcionário da empresa.

Na pejotização, a pessoa jurídica deve exercer suas atividades de forma autônoma, com flexibilidade de horários e sem a subordinação a um empregador.

Trata-se de uma relação de trabalho sustentada por um contrato estabelecido entre as partes, onde serão definidas as atividades que devem ser realizadas, os prazos para a conclusão, a remuneração por essas atividades etc.

Portanto, refere-se a uma prática legal, uma forma de contratação possível.

A pejotização não é crime!

Antes da reforma trabalhista, a pejotização era entendida como uma forma de as empresas “burlarem” as relações de trabalho a fim de garantirem a redução de custos com contratação e manutenção dos funcionários, sendo, então, uma prática irregular.

Entretanto, após a reforma, o termo passou a ser considerado uma forma de contratação legal. Vejamos um exemplo:

Sua empresa precisa de um profissional capacitado na área de TI para realizar atualizações periódicas no sistema utilizado. Como essas atualizações serão realizadas de forma esporádica e autônoma, torna-se possível a contratação de um profissional PJ.

Por outro lado, se você precisa de um profissional para compor o setor de telemarketing da empresa atuando na captação de novos clientes, processo no qual será necessário o cumprimento de horários estabelecidos, bem com a supervisão de um superior, a contratação de um PJ nessas condições seria ilegal.

Sendo assim, se você seguir todas as regras estabelecidas em lei e não buscar burlar a pejotização, poderá aproveitar essa possibilidade para reduzir gastos na contratação de mão de obra, com mais possibilidades de formalização de contratos.

Entretanto, caso a pessoa jurídica seja contratada a fim de burlar a relação real de emprego, o empregador será punido, com possibilidade de sofrer ações criminais e trabalhistas.

Na dúvida, a melhor forma de se proteger de processos trabalhistas e garantir que sua empresa está em conformidade com a legislação, conte com o suporte de especialistas…

Conte com o suporte da Plaecon!

Nós, da Plaecon, somos especialistas em serviços de departamento pessoal e na contabilidade para MEI e PJ

Desse modo, temos a expertise necessária para garantir que sua empresa realize as contratações de forma devida, visando à maior economia, à eficiência e à conformidade legal.

Sendo assim, envie uma mensagem para conversarmos sobre a melhor forma de ajudar você.

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR A CONFORMIDADE TRABALHISTA DE SUA EMPRESA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Plaecon Contabilidade.

Procuramos levar ao máximo tranquilidade aos nossos clientes, fornecendo um atendimento diferenciado e adequado para cada segmento de sua empresa. Temos total expertise na prestação de serviços nas áreas:

  • Fiscal;
  • Pessoal;
  • Contábil;
  • Tributária;
  • Legal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar qualquer uma de nossas ferramentas de chat, elas ficam localizadas nos cantos inferiores do site.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 voto)
Summary
Pejotização não é crime: entenda como ela funciona!
Article Name
Pejotização não é crime: entenda como ela funciona!
Description
Tudo o que você precisa saber sobre a pejotização. A pejotização não é um crime! Esclareça suas dúvidas sobre essa relação de trabalho
Author
Publisher Name
Plaecon Contabilidade
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você
Livro caixa - veja 4 dicas de como alcançar o…
Cresta Posts Box by CP