Tudo que você precisa saber sobre o regime de contratação PJ
Saiba como funciona o regime de contratação PJ e não tenha problemas com seus colaboradores
O capital humano que atua em sua empresa é essencial para o pleno funcionamento dela.
Contudo, também trazem responsabilidades que você, como empregador, precisa cumprir para não ter problemas.
Por muitos anos, regime de contratação CLT era o mais optado, sendo que a maioria das empresas estão bem familiarizadas com o funcionamento…
Contudo, especialmente com a quantidade de prestadores de serviços atuando como MEI, o regime de contratação PJ tem ganhado cada vez mais espaço, sendo muito vantajoso para as empresas.
E nós preparamos este artigo para que você esteja familiarizado, também, com este modelo de contratação de funcionários.
Regime de contratação PJ x Regime de contratação CLT
Para tornar a compreensão mais simples, vamos falar sobre as diferenças que existem entre um e outro, para que não ocorra confusão entre quais aspectos são válidos para o regime de contratação PJ.
Quando falamos do regime CLT, se trata justamente de cumprir o que a Consolidação das Leis Trabalhistas prevê, ou seja, aspecto como:
- 13º terceiro;
- Carga de horas trabalhadas;
- Horas extras;
- Folgas remuneradas;
- Férias;
- Fundo de garantia; entre outros.
Além disso, há um vínculo maior entre empregador e empregado.
Já no regime de contratação PJ, as coisas funcionam de uma forma diferente, sendo que os principais pontos que podemos destacar são:
- Impessoalidade na relação de trabalho (você estará contratando a empresa, não a pessoa);
- Não existe subordinação;
- O contrato é diferente;
- Reduz a retenção de impostos que sua empresa deverá fazer.
De forma geral, é preciso entender que, no regime de contratação PJ, você estará, de fato, contratando os serviços de uma empresa, pois, estará contratando um CNPJ, logo, a relação será baseada na entrega das atividades e no que for definido contratualmente, e não algo contínuo dentro da sua empresa.
Qual é mais vantajoso?
Aqui chegamos a uma grande questão…
Em questão de retenção de impostos e obrigações trabalhistas, optar pelo regime de contratação PJ é bem mais vantajoso.
Contudo, quando se trata de poder acompanhar de perto o trabalho que está sendo feito, ter um vínculo mais próximo e pessoal, tendo mais controle sobre horas trabalhadas e afins, é a CLT quem vai te permitir isso.
Sendo assim, é preciso analisar quais são as prioridades da sua empresa e o que é mais benéfico para ela, somente assim você poderá concluir qual o mais vantajoso.
Em todo caso, é essencial cumprir com as suas obrigações!
Seja com folhas de pagamento ou na relação de pessoa jurídica com pessoa jurídica, existem obrigações a serem cumpridas.
E é preciso que tudo esteja em dia para que você não tenha dores de cabeça.
Sendo assim, contar com quem pode te ajudar a garantir sua conformidade com as obrigações, dando mais tranquilidade para você focar em outros aspectos da sua empresa, é fundamental!
E você pode contar conosco, da Plaecon, para isso.
Nossa equipe está preparada e apenas aguardando o seu contato para te auxiliar.