A legalização da pejotização com a reforma trabalhista

Pejotização: entenda a legalização da pejotização com a reforma trabalhista

Você está empregando “funcionários de pessoa jurídica (PJ)”? Sabe que mudanças ocorreram com a reforma trabalhista? Entenda melhor sobre esse assunto!

Uma empresa pode optar por empregar indivíduos e torná-los atuantes como empresa, desse modo o relacionamento de trabalho se dá entre empresas, e não por meio de um contrato de trabalho regido pelos termos da CLT. Isso é conhecido como a pejotização. 

Mas, afinal, como essa prática funciona? É legalizada? 

Vamos entender melhor sobre a pejotização e sobre a sua legislação com a reforma trabalhista. 

Acompanhe o artigo!

Entenda melhor sobre a pejotização e os regimes de trabalho lendo os artigos abaixo.

O que é pejotização?

Em vez de empregar funcionários, uma empresa pode buscar os serviços de uma pessoa jurídica (PJ) para realizar a mesma tarefa. Neste caso, as leis trabalhistas não são aplicadas, ou seja, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) não é aplicada. Este ato é chamado pejotização. 

A pejotização é legalizada?

Alguns profissionais autônomos e empresas acreditam que a pejotização é ilegal, embora seja completamente legal. 

O que ocorre é que algumas empresas que a utilizam podem estar cometendo fraude corporativa, por isso é fundamental estar ciente das características da pejotização, o que pode resultar em fraude corporativa e o que é permitido. 

É necessário que haja apenas uma parceria entre a empresa e a parte contratada para que a pejotização ocorra, e as obrigações do contratado e da empresa devem estar devidamente detalhadas no contrato de trabalho. O profissional, que pode estabelecer seus próprios horários e realizar o trabalho de forma não obrigatória para uma remuneração proporcional, tem um vínculo empregatício com a empresa. 

A subordinação e o serviço contínuo, além de horas fixas e demais características de uma relação com vínculo empregatício, podem ser vistos como fraude de pejotização se uma empresa contratar uma pessoa jurídica. 

Entenda a legalização da pejotização com a reforma trabalhista 

Foram feitas algumas alterações na Lei 6.019/17 quando a reforma trabalhista foi realizada. Anteriormente, às leis trabalhistas proibiram esta prática, mas a mesma lei agora a permite. 

As empresas podem empregar especialistas independentes cadastrados no CNPJ para a prestação de serviços de Pessoa Jurídica para Pessoa Jurídica. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode empregar técnicos de informática independentes. 

A Reforma Trabalhista também permite que os profissionais trabalhem de forma independente, garantindo que os empregadores possam encontrar prestadores de serviços competentes. 

Dessa forma, as empresas que desejarem contratar PJ para a prestação de serviços têm novas oportunidades e, respeitando todas as diretrizes legais, é possível manter um prestador de serviços PJ sem caracterização de vínculo empregatício, o que é legalmente permitido.

A pejotização é vantajosa?

A pejotização oferece uma série de vantagens para as empresas, incluindo custos mais baixos, burocracia reduzida e o fornecimento de serviços de qualidade. 

Também há vantagens para os prestadores de serviço que utilizam a pejotização como forma de atuação. Os funcionários que optam por trabalhar como pessoa jurídica, além dos benefícios financeiros e profissionais, também têm a vantagem de maior liberdade profissional e econômica. É possível estabelecer sua própria agenda, administrar suas finanças e investir em sua própria carreira se ele fizer seu trabalho adequadamente. 

Além dos descontos obrigatórios para funcionários, o regime CLT tem vários encargos, impostos e encargos trabalhistas que devem ser pagos pela empresa. A contratação entre duas empresas é, portanto, uma opção melhor, pois proporciona a ambas as partes menos burocracia e maior comodidade. 

Plaecon Contabilidade, saiba o que podemos fazer por você, profissional PJ!

Para ter uma prática de pejotização legal e de forma vantajosa, conte com o nosso apoio. Aqui, com a  Plaecon, você tem um serviço de Contabilidade para MEI e PJ para politizar de forma tranquila e eficaz. Fale agora mesmo com um profissional da Plaecon!

PEJOTIZAÇÃO É AQUI! CLIQUE AQUI AGORA E CONTE COM A PLAECON!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Plaecon Contabilidade.

Procuramos levar ao máximo tranquilidade aos nossos clientes, fornecendo um atendimento diferenciado e adequado para cada segmento de sua empresa. Temos total expertise na prestação de serviços nas áreas:

  • Fiscal;
  • Pessoal;
  • Contábil;
  • Tributária;
  • Legal.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar qualquer uma de nossas ferramentas de chat, elas ficam localizadas nos cantos inferiores do site.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
A legalização da pejotização com a reforma trabalhista
Article Name
A legalização da pejotização com a reforma trabalhista
Description
Pejotização: entenda a legalização da pejotização com a reforma trabalhista. Confira agora o artigo que preparamos para saber mais!
Author
Publisher Name
Plaecon
Publisher Logo

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

Recomendado só para você
Tudo o que você precisa saber sobre a pejotização A…
Cresta Posts Box by CP